Empreendedorismo

Aprenda lições importantes com o co-fundador do Linkedin

2/09/2016 • por Will Fernandes

Hoffman foi nomeado em 2014 pelo presidente Barrak Obama como o Embaixador do Empreendedorismo Global

No mundo hoje talvez não exista um empreendedor tão atrelado às redes socias como Reid Hoffman. Hoffman é um ícone do mundo empresarial. É "apenas” investidor de empreas como AirBnB, Flickr, DropBox, Zynga, Facebook e LikedIn, do qual é co-fundador. Além de fundar o LinkedIn ajudou na fundação de um outro gigante, o PayPal.

Hoffman foi nomeado em 2014 pelo presidente Barrak Obama como o Embaixador do Empreendedorismo Global. Com um currículo desses e com um patrimônio de $3.6 bilhões de dólares Reid Hoffman é um exemplo para todo empreendedor.

Com isso em mente, vamos extrair 3 lições que todo empreendedor deve saber sobre o LinkedIn.

1- Sua presença no LinkedIn é essencial

Talvez você tenha recebido um convite no email, fez o seu cadastro e colocou até o seu nome na rede, mas nunca completou o seu perfil. Ao seu nome não estão atrelados suas conquistas, suas experiências e os seus cursos. Seu nome é apenas mais um nome solto na rede.

Hoffman em uma entrevista para a revista Inc fala: "se um empresário não está usando LinkedIn, eu posso quase que guarantir que não vai ser um empresário bem-sucedido no mundo de hoje."

Caso você não esteja presente de verdade no LinkedIn, pense no LinkedIn como sua carta de introdução ao mundo empresarial. Invista tempo, complete o seu perfil e mostre a futuros clientes, colaboradores e parceiros, o seu potencial.

2- Crie um Network que gera resultados

Com 450 milhões de membros presentes em mais de 200 países, o LinkedIn possui o maior e mais abrangente banco de dados de empresas e profissionais do mundo. Diariamente você pode se conectar com investidores, parceiros e clientes em potencial.

Insight: Faça o upload de seus contatos de email uma vez por semana no LinkedIn. Compartilhando minha própria experiência, em um ano eu adicionei mais de 400 novos contatos no meu perfil do LinkedIn. Com essas novas conexões, eu abri portas para vários novos clientes. Sendo assim, crie esse hábito e conecte-se com muitos empreendedores, diretores e colaboradoes de várias áreas e você verá o poder da sua rede crescer exponencialmente.

3- Venda Você Mesmo

Se você quer atrair novos clientes então você precisa exibir o que você tem de melhor no seu perfil. Algumas pessoas já são bem conhecidas no seguimento que elas atuam devido a possuírem um lista de realizações, matérias em mídias, depoimentos e endorsos em seu favor.

Porém a maioria de nós que não está no mesmo patamar de empreendedores como Hoffman, precisa descobrir como apresentar as nossas habilidades e realizações na melhor maneira possível e se fazer conhecido(a) pelo LinkedIn.

Insight: Uma execellente maneira de criar um perfil que atrai clientes é usar o LinkedIn como plataforma de storytelling. Conte sua história de forma transparente, mesmo que você não tenha muita experiência, pois a verdade sempre abre portas.

Outra maneira de vender você mesmo, é usando palavras-chaves. Palavras-chaves são as palavras que um cliente vai usar quando estiver procurando pelo seu serviço (exemplo: desenho industrial). O sistema de busca do LinkedIn rankeia os usuários baseados nas palavras-chaves que estão no seu perfil.

Resumindo, tenha um perfil do LinkedIn 100% completo, conecte-se com maior número de profissionais que você conheça e use palavras-chaves para contar a sua história no LinkedIn.

Mesmo que os resultados não sejam imediatos, lembre-se de que a perseverança sempre precede o sucesso no universo online.

PS: Gostaria de me conectar com você pelo LinkedIn, caso queira conectar-se comigo, coloque o seu link nos comentários e eu adicionarei você. Sucesso!

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

4 2
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0