A escalabilidade tem como objetivo o aumento do volume nas atividades de produção, mas sem a ampliação dos custos do negócio. Ou seja, um negócio com boa escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, gerando assim um alto potencial de expansão.
É sempre bom lembrar que a escalabilidade de uma empresa pode ser utilizada como um índice do potencial de crescimento do negócio. Ela serve, entre outras coisas, para mostrar ao empreendedor como e onde ele ele está ou vai falhar no investimento do negócio. Além disso, esse indicador é um dos mais observados por investidores anjos que querem dar um "up" em novos negócios.
De acordo com a Endeavor Brasil, para ser escalável o negócio deve apresentar três características básicas: ser ensinável, valioso e replicável. Ter um negócio ensinável é necessário para que o empresário consiga repassar o seu processo produtivo a qualquer membro da equipe, tornando a expansão um processo mais fácil e seguro.
Já o negócio valioso é gerado por meio da especialização em uma atividade específica bem produzida, que por consequência se distinguirá dos concorrentes, agregando mais valor ao produto que está sendo oferecido. Por fim, o item replicável diz respeito ao fato do seu processo ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há mercado para expansão.
Uma das formas mais conhecidas para gerar escalabilidade em um negócio é abrir espaço para o já conhecido sistema de franqueamento. Através das franquias é possível expandir o negócio em quantidade, em vendas, em número de clientes e ao mesmo tempo cumprir um dos requisitos básicos da escalabilidade: o não aumento de gastos, já que os gastos com a montagem e manutenção das franquias ficam por conta dos franqueados.
Outra forma bastante comum, segundo a Endeavor Brasil, é o licenciamento do know-how da empresa. Através disso é possível aumentar o seu faturamento através dos direitos de uso, ao mesmo tempo que os custos permanecerão os mesmos.
Vale ressaltar que a escalabilidade de uma empresa também é observada pelos fundos de investimento e por operadores do mercado, que visam investir apenas em empresas com forte potencial de crescimento e lucro. Por isso, tanto startups quanto empresas maiores devem estar atentas aos seus níveis de escalabilidade, buscando sempre pela melhora de qualidade neste índice.
Como pré-requisito, a escalabilidade pede um empreendedor com potencial inovador e visão dinâmica e criativa. Escalabilizar é procurar otimizar recursos que possam produzir um ganho incremental sem aumentar o custo da operação, e se possível até diminuindo-o.
Para ser considerado escalável, um negócio precisa de três características:
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.