17/08/2016 • por Cassio Spina
Há mais de 70 anos o Silicon Valley é o principal polo quando se trata de empreendedorismo. Com starups inovadoras e investidores anjos experientes, o Vale ficou conhecido por ser um ambiente de efervescência de ideias e de cases bem e mal sucedidos. O fato é que no Brasil esse ecossistema ainda é recente e os investidores daqui podem se beneficiar da bagagem e conhecimento sobre o tema que vem de fora do país.
“Não existe substituto para a experiência” alertou Mike Hennessey. Convidado a participar do Congresso de Investimento Anjo 2016, o Diretor Executivo da Puente Labs - organização de San Francisco cuja missão é encontrar, apoiar e investir nas melhores startups da América Latina e ajuda-las a expandir seu negócio internacionalmente, ele falou em entrevista à Anjos do Brasil sobre as principais dicas que daria a um investidor anjo brasileiro. E de antemão nós avisamos: copie e cole esses conselhos, seja você um investidor anjo “iniciante” ou um “veterano”, vale a pena.
Comece com algo que você entenda bem. Então se você é uma pessoa de finanças e trabalha em um banco, não invista em uma empresa de tecnologia no seu primeiro investimento. Comece com algo que esteja na base do seu conhecimento e aprenda com essa experiência.
Dinheiro é importante, mas quando todo mundo o tem, você precisa se diferenciar. Acredito que desenvolver a sua marca, estar disponível e agregar valor a esses empreendedores e, de fato, se envolver com eles faz toda a diferença.
Com o passar do tempo você aprende onde estão os seus pontos fracos e os fortes e você pode investir quantias maiores e se engajar ainda mais
Mantenha em mente que se tudo for perfeitamente bem – e isso nunca acontece - geralmente leva de 7 a 9 anos para ter o retorno do investimento. Existem apenas 3 maneiras de fazer dinheiro com investimento anjo. A primeira é quando a startup é comprada, a segunda é quando há novos investidores e você vende a sua participação e, por último, são os IPO’s, que são difíceis nesse estágio. Vai acontecer, mas leva tempo.
Eu fiz isso. Eu fui membro de um grupo de investidores anjo em San Francisco por muitos anos. É bom, porque esta atividade pode ser solitária para os investidores. Você precisa ter pessoas em quem você confia e respeita envolvidas. Então não invista sozinho, encontre outras pessoas que possam te ajudar não apenas a analisar negócios, mas co-investir.
Ficou com vontade de conhecer o principal polo de empreendedorismo no mundo? Não perca a oportunidade de participar da Silicon Valley Mission 2016 e se engajar ainda mais no ecossistema conhecendo o lugar que há mais de 70 anos é um marco de inovação.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.