Marketing

O que são os 4 Ps do marketing

15/12/2014 • por meuSucesso .com

Aprenda o que são os 4 Ps do marketing – ou Marketing Mix ou Composto de Marketing – e como usar estes conceitos para estruturar melhor o seu negócio.

Uma área cujas definições são as mais variadas possíveis, o marketing ainda é bastante mal interpretado fora do mundo dos negócios e até mesmo por alguns profissionais da área. Normalmente “conceituado” com uma descrição que se refere apenas a uma parte do mix que o compõe, ele é, na verdade, um grande sistema, que engloba todo o processo desde o desenvolvimento até a venda de produtos ou serviços aos consumidores finais. 

expressão Composto de Marketing foi criada em 1949 por Neil Borden, sendo aprimorada pelo professor Jerome McCarthy. Ele dividiu a atividade em segmentos: Produto, Preço, Promoção e Praça, afirmando que "todas as decisões de mix de marketing devem ser tomadas para que se exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais”.

 

Teoria de Marketing - Philip Kotler

Philip Kotler é um dos maiores escritores da área de marketing da atualidade, com mais de 25 títulos lançados. Entre seus principais livros destacamos: Introdução ao Marketing; Princípios de Marketing; Marketing para o Século XXI; Marketing 3.0 e Administração de Marketing.

É considerado o maior especialista do mundo, na prática de Marketing  e, atualmente, é uma das personalidades mais admiradas e influentes do universo dos negócios.

Na definição de Philip Kotlero marketing – enquanto processo social – é o meio através do qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam ou desejam. Enquanto atividade gerencial, é “a arte de vender produtos”. No final das contas, existem dois lados nesse sistema e cada um tem sua visão sobre o processo e suas próprias ferramentas para atingir seus objetivos. 

Kotler é professor universitário, palestrante, PhD em economia, pelo MIT, pós- doutor em ciências comportamentais (Universidade de Chicago) e em matemática (Harvard).

 

Conheça e entenda os 4 Ps:

1. Produto

Ponto de partida de qualquer negócio. É uma oferta que deve ser definida levando em conta a orientação da empresa e as necessidades e desejos do público-alvo. O processo de criação de um produto deve priorizar o benefício que o consumidor está adquirindo, qualidade em relação ao design, marca e embalagem. O Produto serve para a sua equipe entender e definir quais os atributos e características do que é oferecido.

Palavras-chave: Variedade; qualidade; design; marcas conceituadas; benefícios agregados; garantias..

2. Preço

Tem a função de gerar valor e, consequentemente, satisfazer (ou não) o cliente. Ao profissional de marketing cabe trabalhar o grau de satisfação com estratégias focadas na percepção do custo-benefício pelo cliente. Esse pilar vai indicar o futuro da sua empresa, já que é a partir da circulação do dinheiro que será possível pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos e tirar o seu merecido lucro.

Palavras-chave: descontos; concessões; bons prazos; condições de financiamento.

3. Praça

Para praticamente todos os tipos de negócio, este elemento é um dos mais vitais de todo o mix, pois funciona como ponte entre o produto e o consumidor. A questão é que ele é responsável, especificamente, por como o cliente chega até você, aos seus produtos e serviços.

Palavras-chave: canais (PDV, web, fone etc.); fácil acesso; boa infraestrutura da localização; espaço agradável ao público-alvo.

4. Promoção

Ferramenta que transforma o produto em um ativo comercializável. Este elemento tem uma espécie de mix próprio, que pode ir desde o anúncio no ponto de venda até a publicidade propriamente dita. Na verdade, ela tem o sentido de promover a sua marca e soluções, fazer com que a mensagem de marketing da sua marca chegue aos ouvidos certos. Transformar sua empresa, de mera desconhecida, em possível solução para necessidades e desejos de um cliente.

Palavras-chave: Ação no ponto de vendas; publicidade; relações públicas; marketing direto.

 

O Mix de Marketing

Os 4 Ps do marketing, esse mix, é parte do sistema norteador de uma companhia, ele ajuda a definir, não apenas como vender mais, mas também a forma de ser mais efetivo na conquista e manutenção dessa clientela. E o conjunto desses Ps vai se alterando, se ajustando a cada uma dessas situações para que clientes e empresas possam se beneficiar.

A definição básica do mix é a de ser um conjunto de elementos que formam as ações do marketing. As fases relativas aos 4 A’s são:

  1. Análise: é a identificação da força de mercado, com as referidas atividades de política, concorrência, legislação, tecnologia e sociedade;
  2. Adaptação: corresponde a adaptar o produto ou serviço às necessidades apontadas pela fase anterior;
  3. Ativação: é a ação de concretizar o planejamento traçado;
  4. Avaliação: se refere a analisar o que foi realizado e mensurar os pontos fortes e fracos da empresa.

 

Qual o objetivo do marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias que busca agregar valor às marcas, meios de fidelizar clientes, educar o mercado, engajar colaboradores, aumentar a visibilidade de marcas e produtos, tudo isso em busca de vender mais.

O marketing se materializa no que o consumidor encontra referente à marca, desde suas campanhas publicitárias, do atendimento que recebem até o feedback em canais diversos, sejam online ou offline. Os objetivos do marketing são geralmente comerciais e estão relacionados à venda de produtos e serviços, que faz parte da sobrevivência e sucesso de uma empresa, pois, sem vendas, não há negócio que viva.

Exemplos de objetivos de marketing mais comuns:

  1. Aumentar o market share
  2. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes
  3. Garantir a satisfação dos clientes
  4. Reter e criar um relacionamento duradouro com os clientes
  5. Melhorar a distribuição e a promoção do produto/serviço
  6. Fechar mais negócios
  7. Criar diferenciação e vantagem competitiva para a marca.

Mais do que isso, vale lembrar que esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alcancáveis.

 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários