Arione Diniz – De pé na multidão

5/08/2019 • por meuSucesso .com

A mentalidade de crescimento que levou o fundador das Óticas Diniz da pobreza ao faturamento de 1 bilhão de reais.

Histórias de sucesso são capazes de inspirar, impactar e influenciar as pessoas. Conhecer as dificuldades, as estratégias, tropeços e acertos de empreendedores que deram certo, ajuda quem está começando, quem está enfrentando uma dificuldade ou quem está buscando uma saída. O MeuSucesso.com procura personagens reais para ensinar seus alunos e assinantes com credibilidade.  Dessa vez, o estudo de caso produzido é da incrível história de Arione Diniz, das Óticas Diniz.

 

O personagem: Arione Diniz

Arione Diniz  nasceu em Catole da Rocha, na Paraíba, e tem 12 irmãos, teve uma infância sofrida, vivia de agricultura. Era um homem gago e tímido, que não sonhava grande, apenas trabalhava para ter o que comer. Mas as oportunidades foram surgindo e ele conseguiu percebê-las e aproveitá-las muito bem. Da gagueira acabou por se descobrir um excelente vendedor, e das grandes crises da sua vida profissional e pessoal fez a sua maior obra: as Óticas Diniz. Hoje ela tem um faturamento de 1 bilhão de reais.

Fundada em Natal, Rio Grande do Norte, por Arione Diniz, em 1992, as Óticas Diniz são, hoje, a maior rede do varejo óptico do Brasil e a única marca de ópticas 100% nacional que está presente com mais de 1.000 unidades em todo o país. Em 1996, se tornou líder no segmento óptico no estado do Maranhão.

Sempre com a missão de atender bem todos os clientes e oferecer os melhores produtos e condições de pagamento, Diniz contou com a participação dos irmãos e dos cunhados para ajudar nas operações no Norte e Nordeste e chegou, assim, a 250 lojas.

Mais tarde, em 2007, aconteceu a formatação do negócio de franquia, mas não foi da forma mais tradicional, Arione queria que seus franqueados conhecessem profundamente a filosofia da empresa e, por isso, identificou os melhores colaboradores das unidades e os incentivou para que tornassem franqueados.

A história das Óticas Diniz está atrelada à cultura e experiência de seu fundador. O estudo de caso é feito com uma série documental de seis episódios que desconstroem os momentos mais importantes da trajetória do protagonista e os transformam em ensinamentos práticos sobre negócios e empreendedorismo. Cada capítulo conta com um Wrap Up, que traz uma análise técnica do conteúdo, e com uma Checklist, com perguntas específicas que testam o conhecimento. 

 

O curso do MeuSucesso

Em destaque nesse estudo de caso está a mentalidade de crescimento de Arione Diniz. Nesse curso, estruturado com base na história de construção da marca Óticas Diniz, o aluno vai ter a chance de aprender sobre:

Mentalidade de crescimento (growth mindset)

Causation e effectuation

Estratégias de crescimento (locais e globais)

Comunicação não violenta

Liderança

Dentro da estrutura das aulas do First Class, são seis aulas com especialistas:

  1. Growth mindset e cultura de crescimento
  2. Causation e effectuation - empreendendo em cenários de crise
  3. Laços fracos e laços fortes: relacionamentos focados ao crescimento
  4. Locais versus globais: estratégias de crescimento
  5. Foco no core business para o crescimento da empresa
  6. Comunicação não violenta: uma habilidade do líder do futuro

O conteúdo ofertado aos alunos é grande e, além das aulas, há um material complementar, um infográfico oferece um passo a passo sobre lançamento de e, no Guia, estratégia de marca e diferenciação.  Já é assinante? Assista agora! Ainda não é? Experimente grátis por 7 dias!

Experimente por 7 dias grátis

 

 

Comentários