Vendas

Carnaval, feriados e a folia das vendas

15/02/2017 • por Antonio Pedro Porto dos Santos

Será que o Carnaval, como outros feriados, atrapalham tanto assim as vendas?

O carnaval está chegando, para muitas pessoas essa data é vista como o começo do ano, para outros é só um feriado que atrapalha os negócios e pra mim é uma data maravilhosa para se aproveitar e comemorar meu aniversário, pois nem só de trabalho vive o homem.

 Esse ano o carnaval é na verdade só o primeiro dos grandes feriadões nacionais, já que neste ano de 2017 a maior parte dos feriados cairão em segundas, terças, quintas e sextas (vide lista ao fim do post). Ou seja, não adianta reclamar, o negócio é trabalhar.

 Vejo pessoas reclamando que feriados atrapalham a produção, que não bateram a meta por conta dos feriados, que quem vende não gosta de feriado etc. Mas na verdade isso é só desculpa, quem se programa, não deixa de bater a meta por conta de 2 dias, não atrasa a entrega de um projeto, não se perde por uma data que está prevista com anos de antecedência.

 Feriados também possuem poderes que podem ajudar em muito seu negócio, não acredita? Então acompanhe:

Marketing

Com feriados o repertório criativo só tende a aumentar, você pode criar promoções, ofertas, peças publicitárias explorando o contato com um público que aprecie essas datas.

Argumento de vendas

Existe uma técnica de venda chamada "técnica do fato iminente", ou seja, a técnica que anuncia algo que está por acontecer e pode ocasionar em mudanças de condições comerciais, preços, oferta de um determinado produto etc. Por exemplo, a garantia de um preço até a data de um feriado ou a garantia de que o produto será entregue antes daquela data, são dois exemplos dessas possibilidades, afinal, o feriado se torna um divisor de tempo assim como os últimos dias dos meses. Se isso for explorado de forma inteligente e honesta, pode trazer bons resultados.

 Programação

Os feriados são os remédios de preguiçosos, são a “água que bate no bumbum” de quem precisa bater a meta. Quantas vezes por ano sua empresa cria uma projeção de resultados estudando o tempo de fechamento e cruzando os dados com o posicionamento do mês no ano? Quando esses feriados aparecem, muitas empresas aprendem a fazer isso na mesma hora. Criam programação de metas, escalas de folga, desafios por bônus etc. Tudo isso é muito benéfico ao negócio.

Equipe

Profissionais de vendas convivem diariamente com a pressão por resultados que gera uma grande carga de stress, carga essa maléfica ao indivíduo e a organização. Faz um bem danado para um profissional ter dias extras de diversão e descompressão. Emendar feriados também podem passar para a equipe a imagem de que a empresa além de respeitá-lo e preocupar-se com seu bem estar, ainda gera um efeito de empatia que é capaz até, de reduzir turnover e criar um ambiente mais amistoso e produtivo.

Reclame menos, se programe mais e aproveite esses feriados para cair na folia com as metas batidas!

Lista de feriados nacionais em 2017:

- 28 de fevereiro (terça-feira): Carnaval

- 14 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo

- 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes

- 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho

- 15 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil

- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida

- 2 de novembro (quinta-feira): Finados

- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República

- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários

Quem escreve

Antonio Pedro Porto dos Santos

sócio fundador em benV 360: Soluções 360º

sócio fundador na benV 360, autor do livro "Manual do bom profissional", professor e colunista de vendas na MeuSucesso.com, palestrante a ATPpalestras, difusor do conceito de empreendedorismo responsável, admirador de soluções sustentáveis e observador profissional.

POR Antonio Pedro Porto dos Santos

Saiba fazer um bom pós-venda e fidelize o cliente

2 1
POR Antonio Pedro Porto dos Santos

Prospecção: como fazer de uma maneira eficaz

3 0
POR Antonio Pedro Porto dos Santos

Quem nasceu vendedor, mentiu!

7 1