Como liderar sua equipe de maneira eficiente? Aprenda com Sofia Esteves

5/11/2018 • por meuSucesso .com

Para Sofia Esteves, é preciso estudar muito, focar no desenvolvimento e consrução dos relacionamentos de valor e saber como posicionar seu feedback

Liderança é uma competência essencial para todo empreendedor e gestor, afinal é por meio das suas ações, da forma como lida com sua equipe, cobra e dá feedback que irá determinar muito do relacionamento com o time, da produtividade e da entrega.

Sofia Esteves, fundadora da Grupo DMRH e Cia de Talentos, uma das maiores companhias de Recursos Humanos do Brasil, e especializada em serviços de recrutamento e seleção para empresas, é referência na área de liderança do Brasil e um dos principais nomes quando o assunto é gestão de pessoas.

Durante o Estudo de Caso, que tem o intuito de apresentar a visão e o modelo de negócio de grandes companhias brasileiras, a empreendedora compartilhou dicas importantes para todos aqueles que querem se destacar na arte da liderança.

Estude muito e aprenda como aplicar isso no dia a dia

Um dos grandes ensinamentos que ficam é que você como líder deve buscar sempre se aprimorar, estudar e ler muito sobre o tema. Hoje, há diversos livros, conteúdos gratuitos e de qualidade na internet e cursos online e de baixo custo que ajudam você a encontrar insumo para se tornar um bom líder. Além disso, muitas desses conteúdos trazem exercícios e dicas práticas para você aplicar no dia a dia com seus colaboradores.

O próprio meuSucesso.com oferece diversas aulas, cursos e Estudos de Caso que tem como foco principal trazer conhecimento relevante para quem quer se aprimorar mais como líder.

Construção de relacionamento

 Outro fator importante é a forma como você trata os seus relacionamentos. É preciso ter atenção especial à forma como você se relaciona e trata as suas conexões. É importante sempre estar atento a datas importantes para as pessoas ou colaboradores que você se relaciona, a momentos importantes e ser observador para perceber quando o outro não está bem. Demonstrar que você percebe o que está acontecendo e está atento a ele isso irá demonstrar sensibilidade por parte do líder.

Desenvolva seus colaboradores

Como líder você precisa demonstrar à equipe que há espaço para aprendizagem. Dar liberdade e autonomia pode ser importante para que os colaboradores se desenvolvam. Ser aberto a novas ideias, estimular novos processos e incitar um comportamento estratégico deve ser responsabilidade do líder. Pedir opinião, perguntar e não apenas exigir execução podem ser importantes também.

Aprenda a dar feedbacks

É preciso exercer a relação com o liderado de forma clara, objetiva e construtiva. Além disso, é essencial que, para o desenvolvimento de um profissional, seja realizado constantemente feedbacks, ou seja, quando um líder repassa ao liderado as suas impressões sobre o que é feito ou realizado indicando se o rendimento está satisfatório e o que pode melhorar. Ao dar um feedback, considere alguns pontos importantes:

• Escuta ativa: a verdadeira escuta ativa envolve todos os sentidos, auxilia a compreensão, encoraja o compartilhamento de informação, demonstra cuidado e respeito;

• Contra fatos não há argumentos: exemplos reais de fatos que ocorreram, descritos com as próprias palavras do líder;

• Destacar o que é positivo: reconhecer o que está sendo positivo como forma de mostrar que está sendo visto;

• “Ouvindo” a emoção: quando há emoção na mensagem, ainda que de baixa intensidade, as pessoas não se sentem totalmente compreendidas, a menos que tanto o conteúdo como a emoção sejam reconhecidas com precisão;

• Assertividade: firmeza e autoridade no que se fala;

• Conclusão: Identificar se o que foi passado teve compreensão do receptor e principalmente se foi um papo construtivo, mesmo tendo críticas e exposição de pontos a serem melhorados.

Comentários