31/07/2018 • por meuSucesso .com
O mundo está cada dia mais conectado, o consumidor se divide em diferentes telas durante seu tempo online, e se você não pensar na experiência mobile da sua marca, vai ficar para trás. De acordo com a pesquisa do Google Getting Things Done on Mobile, já passa de 40% o número de usuários de dispositivos móveis que preferem fazer toda a sua jornada de consumo, da pesquisa à compra, no mobile. A porcentagem poderia ser ainda maior se o consumidor não se deparasse com problemas como carregamento lento, formulários longos e fluxo ruim de navegação na hora de comprar.
O usuário está em busca de uma navegação fácil e rápida, e seu negócio precisa estar pronto para entregar justamente isso. Afinal, em uma tela mobile, a atenção do consumidor é muito mais propensa a se dispersar, e o tempo de espera afeta diretamente na compra. No varejo, por exemplo, 1 segundo a mais no tempo de carregamento da página influencia as conversões mobile em até 20%, segundo o estudo The State of Online Retail Performance.
Além da facilidade, também é importante prestar atenção às necessidades específicas do consumidor durante a navegação, oferecendo uma experiência customizada. Este é outro ponto que tem impacto nos negócios: 90% das empresas que investem na experiência customizada afirma que a ação contribui para o aumento de sua lucratividade. Isso porque a personalização não é apenas uma funcionalidade, e sim uma estratégia.
Lembre-se: se seu negócio não estiver otimizado para uma boa experiência mobile, a concorrência com certeza estará - e o consumidor vai notar isso. Não deixe para pensar sobre isso apenas quando o seu público for embora.
Após apresentar o cenário e contexto atual, vamos nos aprofundar mais em maneiras práticas de observar o mobile. Mobile Marketing é colocar o usuário no centro do processo, ao invés de continuar separando o marketing por “telas" ou mídias. Entenda que, atualmente, mobile são as pessoas e não os aparelhos. Tenha em mente que, hoje, “tudo está em movimento”. A todo momento estamos pesquisando algo no celular, nos comunicando mais pelos aplicativos, enviando mensagens, por meio de celulares. Estar preparado e colocar em mente que seu consumidor não acessa mais o seu site apenas pelo computador, pelo “PC”, é importante. Preparamos um guia especial sobre as tendências tecnológicas que explica detalhadamente a importância do mobile para a experiência do usuário, traz dicas sobre SEO, optimização para os resultados de busca, e comenta quando é necessário ter um aplicativo ou não.
Reflita: você sabe o que é um site responsivo? Para você, todo negócio deve ter um aplicativo? Devemos usar SMS para atingir o meu público ou esse tipo de tecnologia está ultrapassada? Muitas dessas questões iremos responder e ajudar na sua visão do Mobile Marketing.
Mesmo considerando milhares de serviços digitais de comunicação, como por exemplo, Whatsapp, Skype, Facebook Mensseger, e muitos outros, o SMS ainda desempenha papel importante numa estratégia de Mobile Marketing – muitas vezes não damos o valor necessário para essa ferramenta.
Nunca faça envio de SMS empresarial para os seus clientes, ou para um grande número de pessoas, utilizando números pessoais. Essa prática é conhecida como SMS Pirata e é proibida. Normalmente, é preciso contratar empresas especializadas nesse serviço, que enviam milhares de mensagens para diversas pessoas. Abaixo, separamos quatro vantagens desse meio:
Atualmente, quando vamos pensar em um site móvel, não devemos apenas olhar para o formato, que se adapta à tela. Você deve pensar na necessidade do seu cliente. Reflita: o que um cliente deve procurar no seu site quando ele estiver andando na rua? Muitas vezes ele quer saber o endereço da sua empresa ou o telefone porque quer ligar para você. Pense na experiência do seu consumidor e não apenas em deixar a tela adaptável a cada “device”. Você devbe e pode mudar as ordens de conteúdo dentro do site móvel, levando em conta a necessidade mobile do seu cliente. Lembre-se: ter um site em Flash para a sua versão mobile não é recomendável – inclusive já está ultrapassado em versões de PC. A maioria dos celulares não lê a linguagem do Flash.
Hoje, grande parte das ferramentas web já contam com versões otimizadas para mobile. O famoso site responsivo. Mas o ideal é que você possua um site pensado para o mobile, feito exclusivamente para esse formato. Claro, que depende muito também do seu segmento, do seu público e etc. Lembre-se que hoje o HTML5 é uma das linguagens web mais utilizadas porque permite uma série de benefícios:
Esclarecendo:
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.