14/05/2018 • por meuSucesso .com
Montar um negócio e sobreviver no meio empreendedor definitivamente não é uma tarefa fácil e para qualquer um. Exige tempo, recursos, dedicação e muito conhecimento, além de uma série de outros atributos. Segundo o Global Entrepreneurship — principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo — o Brasil atingiu em 2016 a segunda maior Taxa Total de Empreendedores de sua história, com 36% da população adulta envolvida em atividades empreendedoras.
O que isso significa? Que a competitividade está alta e que só os profissionais mais preparados e qualificados devem sobreviver neste cenário pelos próximos anos.
Em geral, a sobrevivência das empresas está associada a diversos fatores como, por exemplo, conjuntura econômica conveniente, políticas públicas favoráveis à atividade empreendedora e características pessoais (experiência anterior, preparo em termos de gestão, conhecimento sobre planejamento de negócios, perfil inovador, nível de escolaridade, motivação etc.).
Para garantir uma maior sobrevivência do seu negócio e bons resultados desde o início, algumas regras e ensinamentos são básicos, mas extremamente necessários, tal como: conhecer muito bem o seu mercado de atuação, estar capacitado e pronto para os desafios que vão surgir, ter um comportamento de empreendedor e, principalmente, saber aproveitar as oportunidades certas para abrir, investir e ampliar o seu negócio.
Questões como essas diferenciam as 60% de empresas que fecham suas portas antes dos 5 anos de existência e as outras 40% que seguem firme e forte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Quer ter acesso a um conteúdo aprofundado e completo sobre as dicas acima e aprender como sobreviver no mundo do empreendedorismo altamente competitivo?
Conheça o guia 'Manual de Sobrevivência do Empreendedor', um passo a passo elaborado pelo meuSucesso.com. O download é gratuito e pode ser feito através deste link.
Para tirar um negócio do papel, não basta ter uma ideia genial, muitas questões burocráticas estão envolvidas quando se trata de abrir uma empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Firjan, o custo médio de abertura de uma empresa é de R$ 2.038, podendo variar em até 274% entre os diferentes municípios do país, mas isso é para abrir a empresa! Os custos indiretos como aluguel, contador e reformas também já começam antes mesmo do empreendedor abrir suas portas. Você pode buscar iniciar sozinho, mas, com a ajuda de um contador, seu caminho pode ser mais fácil. Todo esse trajeto inicial até a abertura da empresa pode levar dois meses, um dos processos mais longos do mundo. Veja os primeiros passos desse processo:
Os números de fechamentos prematuros de empresas poderiam ser bem menores se os empresários tomassem certas precauções antes mesmo da inauguração. O que falta muitas vezes aos empresários de primeira viagem é o planejamento – em todos os aspectos da empresa, pois já querem sair colocando a mão na massa. Algumas dicas são de ouro para que a razão possa superar o afobamento que acaba cegando muitos empreendedores que estão em busca do seu sonho. Cautela!
Ser dono do próprio nariz é um dos principas motivos que levam as pessoas a querer abrir o próprio negócio, mas muitos se enganam pensando que não ter chefe é mais fácil. Assumir as rédeas de uma empresa e pensar em cada detalhe dela não é tarefa simples, mas sim, muito prazerosa para quem quer fazer e acontecer. Está preparado para encarar uma estrada longa e cheia de obstáculos? Isso é empreender. Quer mais motivos para por o pé na estrada?
O Brasil é o país mais empreendedor do mundo, e você pode fazer parte dessa estatística. Nem todo negócio precisa ser com sala comercial alugada, assim, de início! O home office existe e você pode se enquadrar nele. Comece do zero ou empreenda em uma franquia home based! O regime tributário do MEI está aí, disponível para quem quer formalizar um pequeno negócio.
Trabalhando em casa, você economiza em outras contas como aluguel, alimentação, transporte, funcionário, telefonia e internet. Começar de dentro de casa não significa que você não possa crescer e adotar um novo local de trabalho no futuro. Tudo isso depende, claro, do tipo de negócio que você planeja montar. Se for um serviço que envolva a internet, a estrutura que você precisa pode ser um computador com acesso à WEB, luz, uma mesa e uma cadeira. Mais enxuto que isso não tem e tem tudo pra dar certo. Iniciar negócios com pouco dinheiro não é fácil, mas totalmente possível, se você está disposto a dar um passo de cada vez e trabalhar duro, iniciar em casa é só o start!
Busque alternativas, a internet hoje oferece um vasto conteúdo com inúmeras possibilidades. Escolas online, artigos, pesquisas, guias, palestras, workshops, cursos e muito mais. Basta querer procurar e se empenhar. Invista em conhecimento, aprenda como fazer e tire sua ideia do papel, com ou sem um grande investimento, é possível. Já estudou hoje no MeuSucesso.com? Experimente por 7 dias grátis.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.