7/08/2018 • por meuSucesso .com
Assistentes virtuais, carros autônomos, chatbots: o que essas três inovações têm em comum? A Inteligência Artificial e o Machine Learning, duas das principais tendências que estão revolucionando o atual momento tecnológico do século XXI. Mas há um outro campo envolvendo IA e ML que ainda não está sendo tão explorado: a publicidade digital.
Em uma recente publicação do Google, a gigante de mídia afirmou que "a inteligência artificial chegou para mudar a forma como as pessoas interagem com a informação, a tecnologia, as marcas e os serviços".
O próprio Google utiliza serviços de IA e ML em seus produtos. O Google Fotos, por exemplo, difere e agrupa o rosto de seus amigos nas fotos. Não só isso — o app também consegue identificar diferentes tipos de animais, paisagens e objetos.
"Era difícil ensinar a um computador a diferença entre um gato e um cachorro com a programação tradicional. Com o machine learning, alimentamos o sistema com diversas fotos tagueadas de cães e gatos. O sistema analisa pixels e padrões, e começa a estimar qual é qual. Com o tempo, ele aprende a diferenciar os dois animais", explica o texto do Google.
O Google Assistant é produto mais bem desenvolvido pela companhia norte-americana quando o assunto é IA. O app usa reconhecimento de fala e compreensão das estruturas da linguagem natural (como sintaxe, fonologia e semântica) para ajudar usuários na realização de tarefas no mundo real. De acordo com a empresa, o software é "o primeiro progresso real no sentido de criar uma experiência conversacional real capaz de oferecer às pessoas um Google sob medida para elas".
Essas ferramentas geram novas oportunidades ao entregar personalização e relevância em escala. Plataformas como o Search (Pesquisar) e o YouTube, por exemplo, impactam bilhões de pessoas e transformam a publicidade digital em uma mídia de massa. Em um futuro próximo, o vasto potencial de personalização da inteligência artificial será capaz de adaptar as campanhas ao desejo do consumidor, garantindo mais vendas e mais resultados.
Além disso, as novas integrações devem possibilitar a criação de produtos com base em características como histórico de compras e relevância contextual. O próprio Google cita o exemplo do lançamento do smartphone Pixel como exemplo:
"Uma boa parte da nossa estratégia de lançamento girou em torno de experimentos com machine learning para incrementar nosso alcance e o engajamento do público-alvo. Nós usamos uma nova ferramenta da Doubleclick chamada Custom Algorithm, que aumenta o número de impressões visualizáveis exibidas em posições premium. Analisando o histórico da campanha, ela amplia a possibilidade dos anúncios serem exibidos para o público-alvo mais relevante. Quando comparada a outras campanhas que não usaram a ferramenta, a visualizações em inventário premium da campanha do Pixel mais que triplicaram com uma queda de 34% no CPM", diz o texto da companhia.
A empresa Instacart é outro exemplo de uso do machine learning. A companhia de delivery usou o TensorFlow (open-source de machine learning) para desenvolver um sistema que prevê a sequência de seleção de produtos mais eficiente para seus clientes dentro das lojas. A Walt Disney Company, por sua vez, usa processamento de linguagem para acionar trilhas sonoras às histórias contadas por pais aos seus bebês, tudo através de um app.
E isso é só o começo. Ambas as tecnologias ainda devem evoluir muito e, consequentemente, aumentarão as possibilidades não só para o setor de publicidade e marketing, como também todos os demais campos interessados.
A Série Trends do meuSucesso.com tem como objetivo trazer uma visão sobre os avanços tecnológicos que estão presentes no nosso cotidiano, afetando a forma como interagimos com o mundo e também como fazemos negócios.
Esses temas acima são os principais assuntos abordados na série, que foi gravada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e que será apresentada em cinco episódios em formato de documentário com a participação e relatos de grandes nomes do mercado internacional, como Curtis Sasaki, VP de internet das coisas na Samsung Strategy and Innovation Center, e Annie Lien, especialista e consultora em carros autônomos.
Mais do que apresentar esses assuntos, o objetivo da produção é aproximar os temas da realidade dos empreendedores brasileiros, independentemente do porte e do segmento. Para isso, além do material gravado no Vale do Silício a série vai contar com bate-papos com especialistas brasileiros, que vão falar sobre a aplicabilidade daquele conceito na realidade nacional. Portanto, além dos 5 episódios em documentário, você terá acesso a entrevistas exclusivas com grandes nomes do cenário brasileiro de negócios e inovação. Conheça mais sobre a série Trends, que traz ensinamentos valiosos sobre as novas tecnologias que são tendência hoje!
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.